Bloqueando dispositivos remotamente

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dentro do assunto “segurança do equipamento” falamos sobre a trava de segurança Kensington e sobre a senha do firmware. Mas e se o seu equipamento for perdido ou roubado? Como fazer para bloquear o acesso ao sistema, ou até mesmo como apagar remotamente os seus dados?

Em 9 de junho de 2008, a Apple anunciou o lançamento do serviço chamado MobileMe em substituição ao .Mac (originalmente chamado iTools). Uma das funcionalidades do serviço anunciada em 10 de junho de 2009 foi o “Find My iPhone”, serviço que permite a localização de dispositivos móveis (iPhone, iPad e iPod touch), envio de mensagem em formato de alerta, bloqueio por senha e exclusão remota dos arquivos, onde toda a gerência é feita através de um portal web ou de um app instalado em outro dispositivo rodando o iOS 4 (ou superior).

Remote Wipe no iCloud

Atualmente o serviço MobileMe está em fase de transição com data limite (30 de junho de 2012) de migração das contas antigas para o novo serviço chamado iCloud. Além de ter se tornado gratuito para contas com espaço para armazenamento de até 5GB, o serviço passou a oferecer várias novas funcionalidades, como por exemplo sincronização de apps, músicas e fotos em vários dispositivos com a mesma conta iCloud configurada, e, no caso do “Find My iPhone”, computadores com o sistema operacional OS X Lion instalado também podem ser localizados, bloqueados e apagados remotamente através do portal web ou app para iOS [grátis; 5,4MB; universal; requer o iOS 3.1.3 ou superior].

Caso você queira configurar o iCloud no seu computador (Mac ou PC) ou dispositivo móvel (iPhone, iPad e iPod touch), a Apple disponibilizou um site com instruções detalhadas. Uma vez configurado, você poderá bloquear o seu dispositivo ou apagá-lo remotamente — informações sobre como bloquear o seu aparelho podem ser encontradas neste documento de suporte da Apple.

Muitas pessoas acreditam que apenas habilitando a localização do iCloud estarão seguras, entretanto se o atacante tiver o conhecimento um pouco mais avançado ele poderá simplesmente apagar a sua conta e você nunca mais verá o seu dispositivo. Para evitar esse tipo de problema, nos dispositivos iOS você pode restringir a modificação das contas, bastando seguir as instruções deste link. Já em computadores Mac, recomenda-se criar uma conta do tipo Administrador e configurar apenas o serviço de localização do iCloud; em uma outra conta do tipo Padrão (conta para ser usada no dia-a-dia), configura-se os demais serviços do iCloud — email, agenda, calendário, etc.

Apple - Profile Manager no OS X Lion

No mundo corporativo a Apple também possui uma solução muito interessante chamada Profile Manager, que é um novo serviço disponível no OS X Lion Server o qual permite a configuração e gerência remota de dispositivos iOS e computadores com o Lion instalado. Caso você tenha interesse em aprender mais sobre o assunto, existe um excelente livro chamado Managing iOS Devices with OS X Lion Server [US$5], escrito por Arek Dreyer, ou o curso oficial criado pela Apple chamado OS X Server Essentials 10.7 [PDF], ministrado em um Centro de Treinamento Autorizado Apple.

Publicado em: https://macmagazine.uol.com.br/post/2012/02/29/seguranca-do-mundo-apple-bloqueando-dispositivos-remotamente/

Conteúdos recentes

Bloqueando dispositivos remotamente

por Renato Ribeiro Tempo para ler: 3 min
Share This