Desperte-se!

quarta-feira, 04 de abril de 2012

Na trilogia Matrix, os irmãos Wachowski nos apresentaram um conceito sobre novas visões, novas possibilidades, novo mundo. Para Sócrates, a sabedoria consiste no reconhecimento da própria ignorância, o que envolve o abandono de ideias preconcebidas.

Tenho mais de 15 anos na área de TI e tive experiências com diversos sistemas operacionais, começando com o MS-DOS, Windows até o XP, todos os BSDs, Solaris, muitas distribuições de Linux (em especial Slackware), alguns projetos inovadores para a época (BeOS) e até com sistemas embarcados para mainframes.

Convenhamos, nenhum sistema foi tão bom quanto o Windows em se tratando de interface amigável e acessível para o usuário, à época. E nenhum sistema é tão elegante, flexível e bem construído quanto o Unix. Hoje, me sinto confortável trabalhando com o OS X, pois o sistema me oferece a estabilidade e segurança do mundo Unix com as facilidades gráficas do mundo Windows, e isso a Apple tem conseguido fazer muito bem.

A história nos mostra que todos os grandes impérios caíram depois de longos tempos de liderança. Hoje a Apple é a empresa mais valiosa do mundo, deixando para trás gigantes petrolíferas (Exxon Mobil) e todos os outros segmentos. Sabemos que dinheiro é um grande diferencial em se tratando de estratégia de negócios, consequentemente será questão de tempo para a Apple liderar o mercado de computadores pessoais. Há um certo tempo, ninguém acreditava que a Apple pudesse ser uma gigante no mercado de telefonia móvel. No ritmo em que as coisas andam, a “geração X” vivenciará grandes mudanças de cultura lideradas pela Apple.

Compreendo plenamente que para muitos profissionais de TI, na faixa etária acima dos 25 anos, existe uma dificuldade natural, pois aprenderam informática em janelas — conheceram a internet através do Internet Explorer. Seja curioso, existem outros mundos. Desperte-se! Domine a tecnologia Apple, aproveite a oportunidade e saia na frente. O momento é agora! Existem apenas 44 profissionais certificados Apple no Brasil em um mercado em franca expansão. O consumidor Apple é diferenciado, exigente e muitas vezes criterioso — e isto é bom.

Na série “Segurança no mundo Apple”, eu imagino que muitos de vocês estejam se sentindo um pouco como a Alice entrando pela toca do coelho. Se você está chegando agora, leia os artigos na ordem de publicação conforme o cronograma — afinal, a base é fundamental para o processo de aprendizado.

Publicado em: https://macmagazine.uol.com.br/post/2012/04/04/dicaopiniao-desperte-se/

Conteúdos recentes

Sua empresa será hackeada em breve

Catástrofes climáticas, epidemias, iminência de guerra. A humanidade sempre conviveu com estes problemas, a diferença é que nunca estivemos tão conectados. Somos impactados por acontecimentos globais que influenciam nossos negócios e, consequentemente, nossas vidas.

ler mais

Como alcancei 2K seguidores no Instagram

Não sou dono da verdade e quero morrer como um eterno aprendiz. Entretanto 25 anos de trabalho voltados à computação e edução, me possibilitam ter um olhar mais apurado com relação aos assuntos que envolvem tecnologia e pessoas.

ler mais

Desperte-se!

por Renato Ribeiro Tempo para ler: 2 min
Share This