Master Password e Reset Password

segunda-feira, 02 de abril de 2012

Hoje em dia somos obrigados a lidar com inúmeras senhas, incluindo emails, sistemas, bancos e assim por diante. Sabemos que manter uma senha única ou similar (baseada em um padrão) para todos os serviços não é a melhor solução. Cabe a nós criarmos uma senha única e totalmente distinta para cada serviço, de preferência que seja formada por letras, números e caracteres especiais.

Entretanto, memorizar todas as senhas pode ser impossível. Para isso, precisamos de um método de recuperação dessa informação, seja através de um algoritmo de criptografia — que gera uma senha para cada serviço baseado em um parâmetro e senha mestra definidos por você (hashapass) — ou através do armazenamento dessas senhas em um local protegido e de fácil acesso. O armazenamento pode ser feito através de programas de terceiros (como o 1Password) ou utilizando uma solução nativa do OS X conhecida como Keychain Access (iremos abordá-lo com mais detalhes em um artigo futuro).

Mas e quando esta senha se tornar inacessível ou irrecuperável? No caso do OS X, dispomos de alguns métodos para recuperação da senha do usuário. Abaixo, apresento dois:

  • Master Password: a senha mestra é utilizada para redefinir senhas de usuário padrão, administradores e contas de usuário que tenham o FileVault habilitado.
  • Reset Password: utilitário capaz de redefinir *qualquer* senha de contas do SO instalado (contas do tipo padrão, administrador ou até mesmo o root).

A Master Password é criada através do painel Usuários & Grupos. Após criada na tela de login, erre três vezes consecutivas a senha de um usuário do sistema e, em seguida, escolha a opção redefinir senha utilizando a Master Password. Agora basta informar a senha configurada pelo administrador; pronto, foi definida uma nova senha para o usuário. A criação de uma senha mestra é opcional, e só pode ser criada por um usuário administrador do sistema.

Master Password

O Reset Password é um utilitário acessível através de um instalador do OS X (DVD ou outra mídia) ou pela partição de recuperação do Lion (tecla de atalho: ⌘ + S). Em versões anteriores ao OS X Lion, ele está acessível através do menu Utilitários — no atual sistema, a Apple decidiu tirar essa opção do menu utilitários e tornou-a acessível através da linha de comando. Assim, abra o Terminal e digite: resetpassword.

Reset Password

Muitos neste momento devem estar se perguntando: “Só isso?!” Basta reiniciar o computador com uma mídia de instalação ou pelo Lion Recovery que eu posso redefinir qualquer senha de usuário do sistema? E como eu faço para me proteger?

Sim, a segurança do OS X é baseada em camadas, e uma das formas de manter a integridade da sua senha é definindo uma senha de firmware — leia o artigo “Proteção de senha do firmware”.

Publicado em: https://macmagazine.uol.com.br/post/2012/04/02/seguranca-no-mundo-apple-master-password-e-reset-password/

Conteúdos recentes

Master Password e Reset Password

por Renato Ribeiro Tempo para ler: 3 min
Share This