Apagando dispositivos remotamente

quinta-feira, 07 de fevereiro de 2013

Ícone - Profile ManagerLançado a partir da versão OS X Lion Server, o Profile Manager é um MDM (Mobile Device Management) criado pela Apple com o objetivo de gerenciar dispositivos (iPhone, iPad e computadores Mac) dentro de um ambiente corporativo, seja uma pequena ou uma grande empresa.

A solução atende bem à proposta e não deixa a desejar diante das demais soluções pagas (e caras, diga-se de passagem) que o mercado oferece. A um custo único de apenas US$20, o Mountain Lion Server, pode ser configurado em qualquer computador que tenha o Mountain Lion instalado. Com relação a performance, testes revelam que um Mac mini Server (última geração) consegue gerenciar tranquilamente até 5.000 dispositivos além de continuar provendo outros serviços nativos como web, DNS, arquivos, Time Machine, etc.

Portal Profile Manager em Macs e iGadgets

Manter o gerenciamento dos dispositivos, seja ele um aparelho móvel ou um computador desktop, é regra básica para o controle de um ambiente corporativo. Vejamos: a última tendência do mercado é o Bring Your Own Device (BYOD), conceito no qual o funcionário utiliza seu equipamento pessoal dentro do ambiente de trabalho em troca de algum benefício. E para que isto aconteça sem gerar riscos para o ambiente, faz-se necessário o gerenciamento do dispositivo com a aplicação de políticas corporativas. Dentre elas está a possibilidade de limpeza remota, ou seja, caso o dispositivo seja perdido ou roubado, as informações serão apagadas remotamente pelo administrador ou pelo próprio usuário proprietário através de um portal web.

Quando você apaga um aparelho remotamente, todas as informações de configurações e dados são eliminadas. O dispositivo é apagado com segurança e restaurado para as configurações de fábrica.

Através do Microsoft Exchange ActiveSync, você também pode apagar dispositivos remotamente, entretanto este recurso está limitado a iGadgets (iPads e iPhones/iPods touch), não incluindo computadores Mac.

Microsoft Exchange

Administradores do Exchange podem enviar comandos remotos com o Exchange Management Console (Exchange Server 2007 ou 2010) ou pela ferramenta Exchange ActiveSync Mobile Administration Web (Exchange Server 2003, 2007 ou 2010). Usuários do Exchange Server 2007 ou 2010 também podem iniciar uma exclusão remota diretamente pelo Outlook Web Access. Mais informações sobre como habilitar este recurso no Exchange ActiveSync podem ser encontradas no artigo “Perform a Remote Wipe on a Mobile Phone”.

Outra forma de apagar seus dispositivos remotamente é utilizando uma conta iCloud. Para isto, basta configurar o iProduct com o seu Apple ID e habilitar a opção Buscar (iGadgets/Macs). Desta forma, através do portal iCloud.com ou pelo app Buscar Meu iPhone [grátis; 17MB; universal, requer o iOS 5.0 ou superior], você terá as seguintes opções:

  • Tocar Som (Play Sound): em caso de você não souber onde o deixou pela última vez.
  • Perdido (Lost Mode): bloqueie seu dispositivo com uma senha e mantenha um mensagem personalizada na tela.
  • Apagar (Erase): se o dispositivo estiver online o processo iniciará imediatamente, enquanto se ele estiver offline será apagado automaticamente na próxima vez que se conectar.

Publicado em: https://macmagazine.uol.com.br/post/2013/02/07/seguranca-no-mundo-apple-apagando-dispositivos-remotamente/

Conteúdos recentes

Apagando dispositivos remotamente

por Renato Ribeiro Tempo para ler: 3 min
Share This