9 passos fundamentais para ter um dia mais produtivo

quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020


Parece que os dias estão ficando mais curtos, os meses são lembrados pelas obrigações financeiras. A maioria das pessoas sabe que não é fácil lidar com o tempo, encaixar as atividades profissionais, assuntos pessoais e ainda cuidar da saúde.

A tecnologia traz facilidades, mas também um volume de informações jamais visto. Precisamos saber lidar com este mundo onde empresas lutam constantemente pela nossa atenção ou estaremos fadados a entregar o que temos de mais importante.

Para ter mais produtividade é preciso:

  • Ressignificar relacionamentos: dar prioridade a pessoas que estejam alinhadas com seus propósitos.
  • Planejar suas rotinas diárias e semanais: estipular horários para cada atividade.
  • Fazer uma reeducação comportamental: criar bons hábitos e mantê-los.
  • Lutar contras as resistências: combater procrastinação, saber dizer alguns não para o entretenimento (quando em excesso), evitar o uso contínuo das redes sociais.
  • Aderir a metodologias de produtividade: testar o Getting Things Done pode ser um bom começo.
  • Adotar o uso de ferramentas de gestão de atividades: conhecer o Habitify, um app multiplataforma com custo acessível e/ou Habitica, que incentiva a alcançar objetivos através de um jogo de RPG.
  • Fazer o uso contínuo de assistente virtuais: contar com Alexa e Siri, por exemplo, que dispensam apresentações.
  • Gamificar todas as suas atividades: recompensar tarefas é gratificante. Por exemplo: caso cumpra 70% das suas metas na semana, receba a recompensa de comer um pedaço de torta no final de semana.
  • Quebrar objetivos complexos em pequenas atividades diárias: perceber a sensação de executar e concluir cada passo fará com que você siga em frente.

Diariamente, dedico cerca de 15h para atividades profissionais, 1h para academia (ouvindo podcasts), 1h para praticar inglês (conversando com nativos e fazendo aulas), 20min de sesta após o almoço (cochilo de 20 zera a mente, 40 relaxa o corpo) e 15min para meditação (app Headspace). O restante do tempo, divido entre o sono, relacionamento com a família e alimentação. Coloque horários e regras na sua vida e sinta a diferença!

Publicado em: https://canaltech.com.br/empreendedorismo/vida-de-empreendedor-voce-e-um-canivete-suico-ou-apenas-uma-tesoura/

Conteúdos recentes

Inovação, acessibilidade e discriminação

Não é preciso explicar muito para mostrar que deficientes, negros, mulheres, idosos, dentre outros, não são prioridade. Sou empreendedor na área de TI e não é difícil perceber que temos poucos negros no segmento. Qual é o impacto da discriminação para o empreendedor no Brasil?

ler mais

A infodemia é o mal do século 21

Hoje, tudo é muito rápido, dinâmico e grandioso, a tecnologia nos permite receber e enviar informações, interagindo a todo momento com todos. Conseguimos ser atores e telespectadores simultaneamente, em situações e assuntos diversos.

ler mais

9 passos fundamentais para ter um dia mais produtivo

por Renato Ribeiro Tempo para ler: 2 min
Share This