9 passos fundamentais para ter um dia mais produtivo

quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020


Parece que os dias estão ficando mais curtos, os meses são lembrados pelas obrigações financeiras. A maioria das pessoas sabe que não é fácil lidar com o tempo, encaixar as atividades profissionais, assuntos pessoais e ainda cuidar da saúde.

A tecnologia traz facilidades, mas também um volume de informações jamais visto. Precisamos saber lidar com este mundo onde empresas lutam constantemente pela nossa atenção ou estaremos fadados a entregar o que temos de mais importante.

Para ter mais produtividade é preciso:

  • Ressignificar relacionamentos: dar prioridade a pessoas que estejam alinhadas com seus propósitos.
  • Planejar suas rotinas diárias e semanais: estipular horários para cada atividade.
  • Fazer uma reeducação comportamental: criar bons hábitos e mantê-los.
  • Lutar contras as resistências: combater procrastinação, saber dizer alguns não para o entretenimento (quando em excesso), evitar o uso contínuo das redes sociais.
  • Aderir a metodologias de produtividade: testar o Getting Things Done pode ser um bom começo.
  • Adotar o uso de ferramentas de gestão de atividades: conhecer o Habitify, um app multiplataforma com custo acessível e/ou Habitica, que incentiva a alcançar objetivos através de um jogo de RPG.
  • Fazer o uso contínuo de assistente virtuais: contar com Alexa e Siri, por exemplo, que dispensam apresentações.
  • Gamificar todas as suas atividades: recompensar tarefas é gratificante. Por exemplo: caso cumpra 70% das suas metas na semana, receba a recompensa de comer um pedaço de torta no final de semana.
  • Quebrar objetivos complexos em pequenas atividades diárias: perceber a sensação de executar e concluir cada passo fará com que você siga em frente.

Diariamente, dedico cerca de 15h para atividades profissionais, 1h para academia (ouvindo podcasts), 1h para praticar inglês (conversando com nativos e fazendo aulas), 20min de sesta após o almoço (cochilo de 20 zera a mente, 40 relaxa o corpo) e 15min para meditação (app Headspace). O restante do tempo, divido entre o sono, relacionamento com a família e alimentação. Coloque horários e regras na sua vida e sinta a diferença!

Publicado em: https://canaltech.com.br/empreendedorismo/vida-de-empreendedor-voce-e-um-canivete-suico-ou-apenas-uma-tesoura/

Conteúdos recentes

Sua empresa será hackeada em breve

Catástrofes climáticas, epidemias, iminência de guerra. A humanidade sempre conviveu com estes problemas, a diferença é que nunca estivemos tão conectados. Somos impactados por acontecimentos globais que influenciam nossos negócios e, consequentemente, nossas vidas.

ler mais

Como alcancei 2K seguidores no Instagram

Não sou dono da verdade e quero morrer como um eterno aprendiz. Entretanto 25 anos de trabalho voltados à computação e edução, me possibilitam ter um olhar mais apurado com relação aos assuntos que envolvem tecnologia e pessoas.

ler mais

9 passos fundamentais para ter um dia mais produtivo

por Renato Ribeiro Tempo para ler: 2 min
Share This