Como alcancei 2K seguidores no Instagram

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Não sou dono da verdade e quero morrer como um eterno aprendiz. Entretanto 25 anos de trabalho voltados à computação e edução, me possibilitam ter um olhar mais apurado com relação aos assuntos que envolvem tecnologia e pessoas.

Por acreditar nas leis da abundância, final do ano passado perguntei aos meus 500 seguidores se gostariam que eu voltasse a produzir conteúdos? Depois de um feedback positivo, pensei em como poderia impactar positivamente a vida de brasileiros. Cheguei a conclusão que a melhor forma seria compartilhando a minha própria experiência empreendedora.

Em seguida – analisando informações obtidas pelo Sebrae sobre startups –, descobri que por falta de experiência a grande maioria das empresas fecham suas portas nos primeiros anos. Ao ler estes dados identifiquei meu público-alvo, homens de 25 a 45 anos (embora não exclua ou desmotive outros tipos de persona).

O próximo passo foi encontrar uma comunidade que encaixasse nesse perfil e que não falasse explicitamente sobre o tema escolhido, busco por pessoas/empresas em estágios iniciais que queiram fortalecer seus negócios. Antes de iniciar, dediquei a estudar os novos meios e formatos de comunicação, afinal não gerava conteúdo há anos e precisava me reciclar.

Com o escopo definido, elaborei o planejamento da série de artigos e podcasts Vida de Empreendedor. A série traz dicas, experiências positivas e negativas, além de muita prática sobre o tema publicado semanalmente no insta @renatomedia e em outros meios. Abaixo estão algumas sugestões para quem busca se destacar no seu mercado.

  • Qual o seu propósito pessoal e profissional?
  • O quê e para quem vai comunicar?
  • O que o seu seguidor ganha consumindo o seu conteúdo?
  • Quais os formatos e meios vai utilizar para entregar a sua mensagem?

Próximo marco será atingir 50k empreendedores, ao alcançar esta meta irei compartilhar mais informações exclusivas (bastidores), que não irão para os posts da série Vida de Empreendedor. Ajude compartilhando e indicando amigos para essa comunidade de inovadores.

Conteúdos recentes

Inovação, acessibilidade e discriminação

Não é preciso explicar muito para mostrar que deficientes, negros, mulheres, idosos, dentre outros, não são prioridade. Sou empreendedor na área de TI e não é difícil perceber que temos poucos negros no segmento. Qual é o impacto da discriminação para o empreendedor no Brasil?

ler mais

A infodemia é o mal do século 21

Hoje, tudo é muito rápido, dinâmico e grandioso, a tecnologia nos permite receber e enviar informações, interagindo a todo momento com todos. Conseguimos ser atores e telespectadores simultaneamente, em situações e assuntos diversos.

ler mais

Como alcancei 2K seguidores no Instagram

por Renato Ribeiro Tempo para ler: 2 min
Share This