Sua empresa será hackeada em breve

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020


Dediquei minha juventude em assuntos relacionados à computação, integrando um grupo hacker mundialmente conhecido. Virávamos madrugadas em busca de desafios que alimentavam nossa fome por conhecimento e mudanças de paradigmas. Em toda minha jornada, o que mais encontrei do “outro lado” foram profissionais com uma única linha de pensamento. Acreditavam que seus sistemas eram seguros e invioláveis, pensavam dentro de uma caixa e viviam na sua zona de conforto. Coitados! Estávamos ali para provar o contrário, gerar o caos em busca do crescimento. Este tipo de posicionamento obsoleto não é diferente no mundo dos negócios, empresas que seguem a economia tradicional deixarão de existir em breve.

Catástrofes climáticas, epidemias, iminência de guerra. A humanidade sempre conviveu com estes problemas, a diferença é que nunca estivemos tão conectados. Somos impactados (positivamente e negativamente) por acontecimentos globais que influenciam nossos negócios e, consequentemente, nossas vidas. Quer um exemplo bem recente? Um vírus no interior da China pode ressignificar todo o modelo de trabalho corporativo e dar força ao home office. Precisamos estar preparados para mudanças profundas, pois o mundo passa por um processo de transição e o primeiro passo é reinventar a forma de pensar e agir. Albert Einstein dizia: “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original”.

Se você é tomador de decisões de uma empresa ou pretende abrir seu próprio negócio, verifique abaixo com qual coluna mais se identifica:

Economia tradicional Nova economia
Lucro a qualquer custo em busca do ter Lucro com propósito em busca do ser
Disputa por interesses próprios Cooperação para interesses coletivos
Decisões hierárquicas e verticais Acordos distribuídos e horizontais
Busca de retorno imediato Retorno sustentável para todos os envolvidos

 

Seja um hacker: analise as vulnerabilidades do seu negócio, formate a mentalidade da escassez, instale a cultura da abundância e esteja preparado para transformações. Ser hacker significa ter um alto grau de conhecimento em determinada área, se destacar onde a maioria das pessoas não consegue.

Publicado em: https://canaltech.com.br/empreendedorismo/vida-de-empreendedor-sua-empresa-sera-hackeada-em-breve/

Conteúdos recentes

Vinte por cento

Dados do IBGE nos mostram que apenas 20% da área de tecnologia é ocupada por profissionais mulheres. Esse número é baixo, mas ainda assim fico feliz em fazer parte dessa estatística.

ler mais

Sua empresa será hackeada em breve

por Renato Ribeiro Tempo para ler: 2 min
Share This