Como empreender em um negócio de sucesso – passo 3 de 3

quinta-feira, 05 de março de 2020

Dizem que as oportunidades são como cavalos selados que passam à nossa frente e, por isso, temos que estar preparados para montar e aproveitar o que a sorte nos apresenta. Discordo dessa metáfora. Para mim, a oportunidade é o resultado de preparação em conjunto com um estado de alerta. E a sorte não é nada mais que uma casualidade muito utilizada para justificar frustrações quando não alcançamos nossas metas.

Se você não estiver capacitado, você não terá alta performance nos seus resultados e, consequentemente, não alcançará suas metas de forma rápida. Estar preparado é comprometimento com você mesmo, é saber dizer “sim” e “não” nas horas que for preciso, é ter uma visão ampla de toda a situação, é aprender com seus erros e também com os erros dos outros.

Durante minha jornada empreendedora, passei e ainda passo por diversas dificuldades, é como subir uma escada infinita, cheia de portas que precisam ser abertas para continuar o percurso. Aprendi que o planejamento e a formatação de um produto são etapas primordiais, que devem ser seguidas ao estilo KISS (Keep It Simple Stupid). Tudo isso prepara você para a oportunidade, fator fundamental para o sucesso do negócio.

Oportunidades são geradas a partir de experiências e relacionamentos – não será sentado na sua cadeira, esperando a boa sorte que isso vai acontecer! Veja o que tem dado certo para mim e que pode servir para você:

  • Mesmo que você seja uma águia, comece de baixo para ganhar experiência prática e consolidar sua visão. Deseja montar uma franquia? Que tal trabalhar um mês como funcionário de uma loja para descobrir se vale a pena.
  • Associe-se apenas a pessoas que tenham expectativas semelhantes às suas. Sócios, colaboradores e até mesmo relacionamentos pessoais, todos precisam seguir na mesma direção.
  • Esteja aberto a tudo e todos, mas saiba filtrar o que é realmente importante para o momento. Não adianta dar um passo maior que a perna, o risco de errar é maior.
  • Cuidado para não comprar ideias de terceiros disfarçadas de oportunidades. Se parecer algo irrecusável, repense e siga apenas se estiver alinhada com seus propósitos.

Publicado em: https://canaltech.com.br/gestao/como-empreender-em-um-negocio-de-sucesso-passo-3-de-3/

Conteúdos recentes

Como empreender em um negócio de sucesso – passo 3 de 3

por Renato Ribeiro Tempo para ler: 2 min
Share This