A infodemia é o mal do século 21

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Eu sou do tempo em que as informações chegavam impressas bem cedo na nossa porta ou encontrávamos com elas em um semáforo, nas mãos de um jovem vendedor. Também existiam aqueles que se informavam através de ondas de rádio. Hoje, as informações chegam instantaneamente em qualquer canto do mundo, com notificações em uma tela, moldando hábitos e criando “necessidades”.

Segundo Yuval Noah, autor do best-seller “Sapiens”, um dos fatores que nos tornam diferentes de outras espécies é a capacidade de criarmos e acreditarmos em histórias. O homem vem usando este recurso para manipular massas, seja por interesses ideológicos, religiosos, políticos, comerciais ou para nos fazer acreditar que um pedaço de papel pode ser trocado por um bem de valor. Falar que estamos vivendo a Era da Informação é um grande erro, isso faz parte da essência do ser humano. Por outro lado, podemos afirmar que estamos vivendo a Era da Exponencialidade.

Hoje, tudo é muito rápido, dinâmico e grandioso, a tecnologia nos permite receber e enviar informações, interagindo a todo momento com todos. Conseguimos ser atores e telespectadores simultaneamente, em situações e assuntos diversos. Uma infodemia com informações precisas e outras não (fake news), tornando difícil encontrar fontes idôneas e orientações seguras.

Precisamos separar o que é sinal e ruído, estas são minhas dicas:

  • Escolha canais confiáveis e de qualidade.
  • Utilize um leitor RSS (feedly) para você ir até o conteúdo, e não o inverso.
  • Delimite o consumo de informações a uma quantidade de fontes que você consiga gerenciar.
  • Ao longo do tempo, recicle seus canais de conteúdos.
  • Separe horários do dia para informação, aprendizado e entretenimento.
  • Desative as notificações e foque na execução das atividades.
  • Beneficie-se de um mix entre conteúdos gratuitos e pagos (economiza tempo e você não será a moeda de troca).
  • Aprofunde em assuntos importantes para o seu crescimento (não seja como um pato que nada, anda e voa, mas não faz nada direito).

Aprenda a manipular informações e tratar dados de forma inteligente e automatizada, faça com que eles trabalhem pelo seu negócio, isso não é futuro, é saber usar no presente as ferramentas do passado!

Publicado em: https://canaltech.com.br/empreendedorismo/infodemia-o-mal-do-seculo-21/

Conteúdos recentes

A infodemia é o mal do século 21

por Renato Ribeiro Tempo para ler: 2 min
Share This