5 passos para cuidar melhor do seu tempo e não cair na rotina

quinta-feira, 18 de junho de 2020

A vida corrida dos dias atuais nos direciona para um looping de atividades que dificultam visualizar com clareza objetivos e sonhos. Somos tomados por compromissos e rotinas que nos levam para um piloto automático. Quando menos percebemos, o dia acabou, a semana passou e já estamos no meio do ano. Morro de inveja (risos) das pessoas que falam que neste período de pandemia estão tendo tempo extra. Sinceramente, pra mim este período está mais tenso ainda!

Nós da linha de frente do empreendedorismo começamos o mês com uma série de incertezas com relação a clientes, fornecedores e colaboradores. Resguardadas as proporções, de acordo com o tamanho de cada negócio, os problemas são basicamente os mesmos. Um universo de variáveis que nos obrigam a manter o foco em resolver problemas. Mas, apagar incêndios não é a melhor estratégia para crescer. Muitas vezes, nos perdemos em situações “urgentes” e “inadiáveis” e esquecemos do médio e longo prazo.

Sabendo disso, criei um checklist simples e prático, que me faz analisar com mais detalhes cada novo assunto e/ou projeto. Como ele, minimizo os riscos e monto um mapa que me orienta durante toda a execução, evitando entrar no modo inconsciente e aumentando as chances de sucesso.

  1. Calorias – a vida do ser humano depende de uma fonte de energia, não diferente estão os negócios. Quanta energia dos seus recursos será necessária investir para manter este novo desafio?
  2. Distância – qual é o percurso entre o ponto inicial e o destino? Ter essa informação clara apoia no entendimento sobre em que estágio você se encontra.
  3. Velocidade – qual será a velocidade das atividades? Existem negócios que precisam de tempo, principalmente quando envolvem muitas pessoas, e isso é normal. Mas, existem outros que precisam ser rápidos e diretos.
  4. Tempo – estimar o tempo é algo importante, para evitar que prolongue mais do que o necessário (fuja de reuniões que poderiam ser um e-mail).
  5. Pulso – essa é uma das partes mais importantes, o quão rápido o seu coração bate pelo assunto? Assumir obrigações apenas pelo retorno financeiro ou status, sem envolver uma causa que você realmente apoie, pode ser perda de tempo.

Publicado em: https://canaltech.com.br/empreendedorismo/5-passos-para-cuidar-melhor-do-seu-tempo-e-nao-cair-na-rotina/

Conteúdos recentes

Transforme-se

O tempo é algo intrigante… se repararmos bem, lentamente ele vai moldando o nosso futuro e escrevendo o passado. Digamos que, se pudéssemos transformar o tempo em vento e as pessoas em pedras, certamente ele passaria pelas nossas vidas como um escultor que, sem despertar muita atenção, vai dando forma ao, até então, inexplicável.

ler mais

5 passos para cuidar melhor do seu tempo e não cair na rotina

por Renato Ribeiro Tempo para ler: 2 min
Share This